MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


A VIDA E A MORTE
Deuteronômio  30:15-20 – 15-  Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; 16-  Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. 17-  Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, 18-  Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; 19-  Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, 20-  Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
O mal e o bem, a luz e as trevas, estão presentes no mundo e caminham lado a lado. Violência, opressão, desrespeito à vida, injustiças, corrupção, egoísmo etc. São alguns dos sinais do mal que há no mundo. Por outro lado, o bem está presente através daqueles que buscam e lutam pela justiça, pela verdade e pelo amor entre as pessoas.
DEUS preparou e apresentou um projeto de vida para a humanidade. Esse projeto é desenvolvido por aqueles a quem DEUS chama e se dispõem a obedecer e viver de acordo com ELE.
O Deuteronômio é a repetição e a adaptação das leis de DEUS na vida do povo de Israel que estava para iniciar em Canaã uma nova história. O SENHOR preparou para seu povo a vida. A observação da lei era garantia dessa vida.
Hoje não é diferente. Embora muitas leis apresentadas no Deuteronômio não sejam aplicadas ao novo Israel, a (IGREJA), é preciso compreender o espírito delas e os princípios nelas contidos, para se viver a vida projetada pelo CRIADOR.
No texto, somos levados a nos definirmos em relação aos projetos que estão diante de nós, tal como o povo de Israel foi desafiado a fazer.
UMA OPÇÃO A SER FEITA.
O momento que o povo de Israel esta vivendo era de transição. Transição para uma nova geração. A geração que viera do Egito desaparecera. Apenas Josué e Calebe, dentre os que saíram do Egito, entraram na terra promessa. Nem Moisés teve esse privilégio. Era também a transição para uma nova possessão. O povo não seria mais peregrino no deserto, pois tomaria posse da terra de Canaã. Outra marca é a transição para uma nova experiência. O povo não estaria mais habitando em tendas, mas em casas permanentes, a alimentação seria substituída por leite e mel, trigo e vinho, muito diferente da alimentação no deserto.
A quarta marca dessa transição é uma nova revelação. DEUS revela o seu amor aquele povo (4:37; 7:7,8; 10:15; 23:15). Esse momento de transição, portanto, estava acontecendo para que os filhos de Israel pudessem se estabelecer como nação e experimentar a felicidade e a benção de DEUS. Essa é a vida que DEUS oferece. Por outro lado, há o caminho da infidelidade, da desgraça, da morte.
Considerando que o ser humano tem diante de si apenas dois caminhos, o da vida (bem) e o da morte (mal), é preciso fazer a escolha, a opção por um deles.
O próprio DEUS afirma: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal” (30:15). O livro de Gênesis apresenta a opção feita por Adão e Eva, quando foram colocados no jardim do Édem. O SENHOR colocou arvores frutíferas no jardim, das quais eles podiam comer, pois eram frutos que produziam e sustentavam a vida.
Porém, havia uma árvore da qual eles estavam proibidos de se alimentar, pois comer o seu fruto gerava a morte. Eles fizeram a sua opção pela morte, desobedecendo a DEUS. O caminho da vida havia sido apresentado pelo Criador, mas eles o rejeitaram.
O ser humano é responsável pelas opções que faz. Os dois caminhos estão diante dele. È decidir qual deles seguir. O final do texto básico contém o seguinte apelo: “...escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (30:19).
O SUCESSO DEPENDE DA ESCOLHA A SER FEITA.
Esta bem claro no texto que o sucesso ou o fracasso do povo na terra da promessa dependia da escolha a ser feita. Fazendo a sua opção pela vida, os israelitas podiam contar certo com o êxito, o sucesso (v. 16).
Se a opção fosse desobediência, pelo que era mal, então, a desgraça se abateria sobre eles (v. 17).
A escolha pela vida era garantia das bênçãos de DEUS sobre o seu povo. Essas bênçãos significam prosperidade, abundância, paz, segurança e permanência na terra.
Quando os valores do Reino de DEUS são praticados no mundo, estabelecendo a justiça, a igualdade, a solidariedade e a harmonia no mundo, essas bênçãos são observadas. Evidentemente, essa promessa de vida não é a ensinada pela teologia da prosperidade que prega a isenção de adversidades e de lutas. O povo na terra da promessa enfrentou muitos inimigos e travou muitas batalhas. O que  DEUS promete é suprir as necessidades e não desamparar os que lhe obedecem.
JESUS afirmou: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus – 6:33. Que coisas são essas ás quais JESUS se refere? È tudo aquilo que é básico para a vida.
A infidelidade ao projeto de DEUS, conforme é apresentado nas leis do Deuteronômio, acarretara para o povo as maldições. Estas significam perder a vida, a prosperidade, o fruto do trabalho, a saúde e finalmente a independência.
AS EVIDÊNCIAS DA ESCOLHA ACERTADA.
De acordo com o versículo 20, quando se faz a opção certa é necessário que tal opção seja demonstrada nos feitos da vida. A escolha do bem implica em deveres que evidenciam a manifestação da vida no mundo. Tais evidências são claras no texto:
·        Amor incondicional a DEUS – A escolha pela vida envolve um amor incondicional a DEUS. Um amor total, que penetra e informa a consciência (coração), o ser (alma) e a ação (força). Esse amor total deve ser interiorizado, tornando-se a base da consciência (coração). Deve constituir o objetivo primeiro e continuo de toda a educação (passar aos filhos), em todas as situações sentadas, andando, deitado, de pé.  O amor PE que dirige a ação (mãos) e as intenções (faixa entre os olhos). Deve ser vivido na família e na sociedade. Aquele que ama a DEUS vai detestar toda forma de mal Salmo -97:10.
·        Obediência a Palavra de DEUS – O amor leva á obediência. Aquele que diz amar a DEUS, mas na faz o que ELE manda, é mentiroso. A obediência é uma outra forte evidência de que o caminho da vida esta sendo seguido. A pratica da vontade de DEUS entre os homens há de proporcionar uma vida feliz e digna na terra. JESUS afirmou: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” João – 8:31.
·        Apego a DEUS – Isso significa não afastar-se DELE. DEUS precisa ser priorizado em todos os aspectos da vida. Apego é comunhão, intimidade com o SENHOR. È estar com as raízes bem aprofundadas, arraigadas em DEUS. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ELE dará a conhecer a sua aliança” Salmo – 25:14. Portanto diante da vida e da morte, é preciso fazer a opção pela vida, pois o próprio DEUS espera que essa seja a opção do seu povo: “escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (v. 19).
Espero que este estudo do livro de Deuteronômio possa  contribuir para o seu crescimento espiritual e intimidade com o SENHOR.
DEUS TE ABENÇOE...                                                                                     

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .