MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog

Rompendo com as maldições hereditárias

Josué 24:2 ”Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses.”
Gênesis 12:1 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”

Deus olhou para Abraão e encontrou nele um homem disponível para o seu desafio. Abraão não era um homem íntimo de Deus mas estava disposto a atender o chamado de Deus. O que ele tinha era a liberdade para que Deus pudesse usá-lo.Abraão recebeu uma promessa divina para deixar a sua terra e a de sua família, em Atos 7:2-4 informa que Deus apareceu a Abraão ainda na Mesopotâmia. Quando Terá pai de Abraão faleceu em Harã, recebeu um segundo chamado divino para deixar a terra de sua família e se estabelecer na terra que Deus lhe indicasse.

Abraão era de uma cidade chamada Ur dos caldeus, uma das cidades mais antigas do sul da Mesopotâmia (ocupada atualmente pelo território do Iraque, é considerada um dos berços da civilização). Ur era domínio dos caldeus, principais responsáveis pela derrota dos assírios, Nabucodonosor foi o soberano mais conhecido dos caldeus, povo semita (descendentes de Sem) falava um dialeto aramaico e tinha a lua como principal deus.
Deus queria formar um povo que o adorasse como Deus e o servisse, mas era necessário Abraão deixar aquela terra e suas malignidades para começar sua trajetória de vitória com deus.
PARA ROMPER COM OS DEUSES FAMILIARES, COM AS MALDIÇÕES HEREDITÁRIAS:
1)   EU PRECISO SAIR DOS COSTUMES DA TERRA
Êxodo 23:13, 24-26 “Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos; do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça de vossa boca. Não adorarás os seus deuses, nem lhes darás culto, nem farás conforme as suas obras; antes, os destruirás totalmente e despedaçarás de todo as suas colunas. Não farás aliança nenhuma com eles, nem com os seus deuses. Eles não habitarão na tua terra, para que te não façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, isso te será cilada.”

Deus havia estabelecido sua lei para que o povo de Israel ao entrar na terra prometida, não se contaminasse com os deuses deles, nem se lembrassem e nem falassem deles.  Muitas vezes nos envolvemos emocionalmente com os costumes da terra sem mesmo perceber o quanto vão contaminando nossas vidas.
Os povos mesopotâmicos eram politeístas, isto é, adoravam diversas divindades, e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. Abraão nasceu e foi criado em meio a essas malignidades e precisa sair dos costumes daquela terra, se desligar da cultura dos caldeus, para começar sua caminhada com Deus. Ir para uma nova terra que Deus daria a ele e aos seus descendentes.
2)   EU PRECISO SAIR DA MINHA PARENTELA – O ORGULHO FAMILIAR
Mateus 10:35- 36 “Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;”
Sabemos o quanto a família interfere nas nossas decisões, o quanto muitas vezes se sente no direito de dar opiniões, atrapalham e até são usados pelo inimigo para impedir que o plano de Deus não se cumpra em nós. Assim como Abraão precisava deixar a terra, era preciso sair do meio dos seus parentes, deixar para trás as tradições familiares.
As coisas espirituais são discernidas espiritualmente, e o plano de Deus não seria entendido por seus parentes idólatras. Abraão devia desligar-se das relações de sua vida anterior, pois a influência de parentes era incompativel aos ensinos que o senhor propunha dar a ele.
Deus queria que Abraão perdesse seus valores e referenciais humanos, carnais e malignos de sua parentela para conhecer os valores espirituais porque seria Pai da fé.
3)   SAIR DA CASA DO MEU PAI - QUEBRAR AS MALDIÇÕES HEREDITÁRIAS
Êxodo 20:5 “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.”
Gênesis 12:1 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;”
Sair da terra, da parentela e também da casa de teu pai. Deus foi bem claro com Abraão, não poupou nada, era preciso um desligamento total e radical. Sair da casa de seu pai (Terá) significava quebrar as maldições hereditárias. Terá serviu falsos deuses, havia idolatria em sua casa.
A maldição é uma marca que indica que há pecado e ela atinge o pecado do pai nos fillhos até a quarta geração. Abraão tinha que quebrar as maldições familiares para se tornar Pai de numerosas nações, porque todas as famílias da terra seriam abençoadas por causa dele e a partir dele.
QUANDO EU SAIO DA TERRA, DA PARENTELA E DA CASA DO MEU PAI:
·       TORNO-ME MODELO DE TODOS OS QUE CREEM – Rm 4:11
·       ESPERO CONTRA A ESPERANÇA SEM ENFRAQUECER NA FÉ - Rm 4:18-19
·       DEUS AMPLIA MEU UNIVERSO DE INFLUÊNCIA
·       DEUS AMPLIA MINHA VISÃO A RESPEITO DA MINHA FAMÍLIA
·       ANDO NA PERFEIÇÃO DE DEUS
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .