MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


SER FELIZ OU SOFRER
Ao perguntar ás pessoas o que elas desejam da vida, é bem possível que a resposta seja ser feliz. Ninguém quer uma história baseada em sofrimento. Mas como ser feliz e desfrutar bons momentos de alegria e Paz mesmo diante das piores circunstâncias que se venha a enfrentar?
Neste estudo você verá que tudo é uma questão de escolha, que tanto a felicidade como o sofrimento passam, certamente:
• Pela disposição mental de como a pessoa vê e parecem as coisas,
• Pela maneira como reage às diferentes situações,
• Pelas atitudes que tomam no dia a dia,
• Pelas influências do mundo Espiritual,
• Aliás, quem o influencia? DEUS ou o diabo?
Você pode até ficar assustado e intrigado com esta pergunta, mas, por meio dos assuntos que abordaremos no decorrer deste estudo, entenderemos que muitas das atitudes das pessoas estão baseadas na sabedoria, na Fé ou na obediência a DEUS.
Ao contrário, são ações e reações que se parecem mais com as daqueles que não conhecem as verdades Bíblicas e desprezam os princípios básicos para uma vida saudável e feliz.
A REALIDADE DE UM SOFREDOR
Não é difícil traçar o perfil de uma pessoa que vive sofrendo. Em quase todos os casos, o comportamento desta pessoa inclui o PESSIMISMO, o constante REMORSO por causa de suas limitações e falhas, uma vida de INCREDULIDADE e/ou CONVENIÊNCIA COM O PECADO.
O SOFREDOR CRÔNICO É PESSIMISTA
Para os pessimistas, a vida só traz desgosto e insatisfação. Eles vivem reclamando e murmurando. A triste notícia dos jornais, que ressaltam o desemprego e a violência, são seus argumentos prediletos para a falta de esperança neste mundo.
E alguns até clamam ao SENHOR para que antecipe sua vinda e leve logo sua igreja. Tem gente que só vê desgraça e derrota. Sofre por antecipação, só da atenção as críticas e não conseguem superar nenhuma dificuldade.


SÃO AS PESSOAS QUE OLHAM PARA O CHÃO:
Lucas 13:10-13 – 10-  E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11-  E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12-  E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13-  E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.
Nós vemos uma pessoa que tinha um espírito de enfermidade, que não lhe permitia se levantar.
Há muita gente que só olha para o chão.
• Gente encurvada pela vida, pelos fracassos, pelas desilusões, pela falta de fé,
• Gente oprimida por cargas de anos e anos de sonhos frustrados.
A Palavra nos diz que se tratava de uma obra maligna que leva a viver sem otimismo, vejamos algumas estratégias malignas:
1. MATERIALISMO
Só olham para as coisas terrenas, para aquilo que se vê que se pode tocar apalpar.
Para vencer o materialismo com otimismo é necessário transcender as coisa deste mundo, crer na realidade ESPIRITUAL.
Ex. Marta e Maria, Lucas 10: 39-4239  E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40  Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. 41  E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; 42  E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
2. NEGATIVISMO
Só olham para o pó, gente que tem a visão mais rasteira possível.
Nada dá certo para ele, não existem boas perspectivas, não existem sonhos, não existem desejos, não há vontades de alcançar as coisas do alto.
3. OPRESSÃO DO PECADO
O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem cabisbaixas, envergonhadas ou na defensiva todo tempo. Quando nos arrependemos e entendemos o perdão de DEUS passamos a ter uma atitude OTIMISTA em relação a nós mesmos e ao nosso futuro.
Veja o Exemplo de Pedro em Mateus 26: 69-75 – 69  Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. 70  Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. 71  E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. 72  E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. 73  E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. 74  Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. 75  E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.
No livro de “NUMEROS – 13” ilustram bem o que pode resultar a atitude pessimista. Moisés ordenou que 12 homens fizessem um relatório completo sobre a terra prometida, antes de continuarem a caminhada.
Dez deles voltaram dizendo que dela mana leite e mel, era terra muito boa, contudo, HAVIA MUITOS GIGANTES, ninguém conseguira derrotá-los.
O pessimismo destes espias contagiou a milhões de pessoas que acabaram morrendo no deserto após 40 longos anos de peregrinação.
De toda aquela multidão, apenas dois espias JOSUÉ e CALEBE conseguiram entrar em CANAÃ e desfrutar as bênçãos do SENHOR, porque foram os únicos que acreditaram que o mesmo DEUS que libertou os ISRAELITAS da escravidão do Egito, era com eles e lhes dariam a vitória.
Esta passagem bíblica mostra como o negativismo é contagiante, prejudicando não somente o pessimista, mas todos que estão ao seu redor.
PODEMOS CONSTATAR ISSO NO NOSSO DIA A DIA.
O pai ou a mãe que só tem pensamentos negativos transmitem seu ponto de vista a toda a família. O pastor que só enxerga barreiras e as derrotas e por isso castigam os membros de sua igreja e limita a fé das suas ovelhas e frustra, até os planos de DEUS para seu ministério e o ministério da sua congregação.
O chefe derrotista influencia toda a equipe de trabalho e acaba sendo derrotado por si mesmo.
Para o pessimista, tudo se torna um empecilho, e acaba produzindo uma vida de fracasso. Este é o caso dos que criticam os filhos por terem tirado nove na prova da escola. Eles acham que seus filhos deveriam tirar sempre a nota máxima.
Se você tem se comportado assim, aprenda a não exigir demais de si e do seu próximo. Se voltar a sua atenção apenas para as falhas, em vez de avaliar também o que acertou, para obter um resultado melhor de uma próxima oportunidade, acabará sendo uma pessoa eternamente frustrada.
APRENDA A RELACIONAR-SE
Uma das melhores maneiras de você conhecer-se mais é por meio dos seus relacionamentos, que funcionam como um espelho, refletindo suas ações e reações diante das circunstâncias cotidianas.
Assim você descobrirá se é ciumento-(a) e dependente em excesso de alguém, se sabe lidar com as diferenças, se fica a vontade ou não ao expor-se em público, se é sensível ás necessidades e opiniões alheias, se é flexível e adaptável as novas situações.
Salomão Observou em Eclesiastes  4: 9,10 – 9-  Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. 10-  Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar, mas, se alguém esta sozinha e cai, fica em ma situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.
Provérbios 18:1 – BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.
Quem não gosta de estar na companhia dos outros membros do corpo de CRISTO, só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos.
O ser humano precisa ter amigos. Mas tem gente que é membro da igreja há 20 anos, e não conhece ninguém, não sabe nem o telefone de seu Pastor.
Diz que seu único amigo é o ESPIRITO SANTO. Como poderá, então, receber ajuda das pessoas se ninguém o conhece.
Muitos cristãos esquecem que dependemos uns dos outros. Fazemos parte de um corpo, o CORPO DE CRISTO .
A IGREJA É UM CORPO
Efésios  4:4-6 – 4-  Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5-  Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; 6-  Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Assim como o corpo humano possui diversos membros e órgãos indispensáveis, com funções distintas e complementares, o corpo de CRISTO é formado por pessoas com dons, talentos, características e funções diferentes. E todos são iguais em importância aos olhos do SENHOR. Romanos  2: 11 – Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS DIFERENTES, MAS QUE DEPOSITAM SUA FÉ EM UM SÓ DEUS.
APRENDA A FAZER O BEM – JESUS ilustrou o que a igreja deveria ser com 04 figuras muito interessantes:
1. LUZ DO MUNDO – Mateus 5: 14-16 - 14-  Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15-  Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16-  Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Neste texto, o que caracteriza o fato de a igreja ser luz seria a “Produtividade” do povo de DEUS com relação às obras concretas.
Morais – Gálatas 5: 22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Sociais – João 3: 17-18 – 17-  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18-  Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
NO ENTANTO TEMOS QUE FAZER DISTINÇÃO ENTRE OBRAS E POLÍTICA
EFÉSIOS – 2: 10 e MATEUS – 25: 31-40
2. SAL DA TERRAMateus 5: 13 – Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
O sal serve para dar gosto, você é o tempero que DEUS colocou no mundo para dar gosto à vida das pessoas e contaminá-las com tempero da SALVAÇÃO.
O sal também provoca sede, deste modo nossas vidas devem causar sede de DEUS no mundo saciando a sua sede com a PALAVRA de SALVAÇÂO.
3. SOMBRA E NINHOLucas 5: 13 – E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.
DEUS tem suas aves que estão no mundo e as portas de nossas igrejas, e como seus eleitos nós a igreja devemos oferecer SOMBRA e CONFORTO a esses filhos de DEUS.
4. FERMENTO QUE SE EMBRENHA NA MASSA – Lucas 13: 20,21 – 20-  E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus? 21- É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.
O plano de DEUS é que a igreja tenha um papel “CONTAGIOSO”, que possa influenciar com fé e salvação, quem com ela tem contado. Lucas 10: 30-37.
A expressão bom SAMARITANO, passou a ser usada para designar a pessoa que pratica boas acções a favor de outros, movido pelo AMOR, pela compaixão, pela fé e pela obediência a CRISTO, que sintetizou a lei de DEUS em duas máximas.
AMARÁS A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS A AMARÁ AO PROXIMO COMO A TI MESMO.
COMEMORE CADA VITÓRIA EM SUA VIDA
Para ser feliz, além de evitar posturas que atraiam rejeição e sofrimento, é preciso conhecer-se e se relacionar-se bem com outras pessoas, você deve aprender a celebrar cada vitória e conquista por menor que sejam.
OS BENEFÍCIOS DO BOM ÂNIMO
O ser humano feliz segundo os especialistas fica mais:
• Saudável
• Melhora o sistema imunológico
• Levanta a moral
• É fundamental na recuperação da alta estima, depois de grandes traumas.
• A alegria é tonificante e rejuvenescedora
Provérbios 15: 13 – O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.
Salomão observou que: o coração alegre aformoseia o rosto. Quem sorri fica mais bonito, simpático, atraente, sorrir evita rugas e a sensação de cansaço.
Como isso funciona? Quando a pessoa sori, o cérebro aciona a produção da endorfina, uma substância química que alivia a dor e atua como calmante natural, dando a sensação de bem-estar físico e emocional e despertando um novo ânimo para viver e enfrentar as circunstâncias.
O QUE RECOMENDA A PALAVRA – II Tessalonicenses 2:17 – Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.
Encham o coração de vocês de ânimo e se tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!
Provérbios 14:30 – O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.
O ânimo sereno é a vida do corpo, foque o lado positivo da vida, das pessoas. Seja uma pessoa animada, confiante, creia que DEUS está com você e que a sua alegria é a nossa força.
NÃO SUCUMBA AS EMOÇÕES NEGATIVAS
Todos têm o direito de chorar, ficar triste e angustiado, mas não podemos fazer destes sentimentos seu modo de vida. Até JESUS vivenciou momentos de angústia: Mateus 26:36-38 – 36-  Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. 37-  E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. 38-  Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.
SE ENTREGUE AO SENHOR
Essa é uma escolha muito importante que a pessoa tem de fazer, existe uma lacuna a ser preenchida na vida do homem que só o SENHOR pode ocupar, é um vazio que as noitadas, o álcool, a prostituição, o isolamento, o egoísmo não podem e não vão nunca preencher.
Você precisa confiar a direção de sua vida a DEUS:
• Só o SENHOR pode perdoar o homem
• Mudar seu caráter
• Livrá-lo da morte e do inferno
• Conceder-lhe a vida eterna João 14:6.
O caminho para DEUS é seu filho JESUS CRISTO, quando alguém o aceita como seu único e suficiente SALVADOR, acontece três coisas magníficas, que só JESUS pode operar.
1. TRANSFORMAÇÃO II Coríntios 5:17, Paulo afirma se alguém esta em CRISTO, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Paulo se refere à profunda transformação decorrente da presença de JESUS em nossas vidas, e o seu ESPÍRITO, passa a habitar no coração da pessoa que se entrega a Ele.
UM NOVO NASCIMENTO
A pessoa passa a ser gerada de novo, desta vez pelo ESPÍRITO DE DEUS para uma nova vida. I Pedro 1: 23.
Esta não é uma simples transformação ou modificação de comportamento como, por exemplo:
• A participação de tal pessoa nos cultos
• O fato de andar com a Bíblia debaixo do braço
• Colocar um adesivo cristão no carro
• Ou falar do que JESUS faz e pode fazer.
JESUS opera acima de tudo uma transformação na mente, que pode ser notada com a mudança de modo de:
• Pensar • Falar • Sentir • Querer • De agir e reagir
Romanos 12:2. Tal mudança permite que a pessoa abandone vícios, pecados, velhos hábitos. Ex. Brigar com o marido e ou a esposa, falar mal do vizinho, ser irresponsável, mentir.
Passa a amar de forma genuína, ela se torna uma pessoa:
• Compreensiva • Tolerante • Bondosa • Per doadora • Cooperadora • Compartilha Dora do amor • Frutífera, ganhadora de almas para JESUS pelo seu novo bom testemunho.
O SENHOR disse: Mateus 5:8 – Bem aventurados os limpos de coração porque verão a DEUS. Para isto, você precisa desligar-se das coisas deste mundo e apegarem-se as CELESTIAIS, pois estas pessoas não pertencem mais a este mundo você se tornou um cidadão do CÉU.
2. LIBERTAÇÃO
Outra conseqüência na vida daquele que crê e aceita JESUS como seu SALVADOR.
Ele prometeu: João 8:32-36 – Só JESUS salva, perdoa e liberta o homem do pecado e da influência de satanás Ele é o único caminho. Aquele que não é liberto não foi gerado por DEUS possui ainda a natureza carnal de Adão. Uma natureza pecaminosa sujeita á operação de erro.
Romanos 8:20 – Quem nasceu de novo não esta sob a lei do pecado, e sim sob a atuação do ESPÍRITO SANTO. Isso não significa que a pessoa salva não tenha mais a velha natureza, mas que a carne pode ser sujeita ao espírito.
A PALAVRA É CLARA Atos 4: 12 – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Nossa maior necessidade é a SALVAÇÂO da nossa alma, que esta separada de DEUS por causa da morte espiritual transmitida a toda humanidade quando Adão e Eva pecaram e foram privados da presença de DEUS.
Desde então a vida humana tem sido marcada pela insatisfação, pelas lutas, enfermidades e morte.
Por seu amor incomparável, DEUS amou o mundo de tal maneira, que enviou seu filho amado João 3:16.
Na verdade eu e você é que deveríamos ter enfrentado a tortura, a dor e o sofrimento da morte de cruz. Deuteronômio 21:22-23.
Mas a escolha de entregar a vida a JESUS essa sim é nossa, temos livre arbítrio para agir conforme a nossa vontade e conseqüentemente enfrentarmos as conseqüências, de nossas escolhas por mais cegas que sejam. Ou vivermos de acordo com a vontade de DEUS, clara em sua Palavra, e sermos abençoados.
JESUS não enganou a ninguém veja em João 16:33 – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Isso significa que viver de acordo com a Palavra não nos isenta de adversidades, nem da dor, mas garantirá poder, ânimo, e socorro Divino para vencermos todas as nossas provas, tribulações e conquistarmos o prêmio da nossa soberana vocação em CRISTO JESUS.
Na presença do Pai há:                                                           
• Paz • Segurança • Provisão • Alegria • Vida

VOCÊ QUER UMA VIDA DE FELICIDADE OU DE SOFRIMENTO?
Quer ser feliz e vitorioso de verdade, entregue sua vida a CRISTO. Se você esta desviado dos caminhos do SENHOR, certamente tem vivido sob maldição do pecado em tristeza e aperto.
Não adie mais a decisão de voltar. O SENHOR tem prazer em perdoar JOEL-2:13, Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande e beneficência.
Se você nunca teve um encontro com JESUS, não sabe exatamente o que está perdendo, peça ao SENHOR para lhe revelar
ROMANOS-10:8-11
SE ENTREGUE A ELE, AFINAL QUAL E A SUA ESCOLHA: “FELICIDADE OU SOFRIMENTO”
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .