MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


DIZENDO NÃO A ANSIEDADE
ANSIEDADE: è um receio sem objetivo ou qualquer relação de perigo e que se prende, na realidade, a causa psicológica inconsciente. A ansiedade é um estado psíquico acompanhado de excitação que comporta uma sensação de constrição da garganta.

 
Mateus  6:19-34 – 19- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20- Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21- Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 22- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23- Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 24- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. 25- Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26- Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27- E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28- E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29- E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30- Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 31- Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32- (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; 33- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34- Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade. Especialmente no que diz respeito ao nosso sustento e da nossa família, assim como as nossas necessidades.
È interessante que Jesus chama para o seguirem homens, que eu e você também estava sujeito as mesmas ansiedades que nós, afinal faz parte de toda espécie humana.
RAZÕES PARA NÃO CAIRMOS NA ANSIEDADE
Eu quero compartilhar com você OITO razões para dizermos NÂO à ansiedade:
1.     Porque os bens deste mundo podem ser roubados ou deteriorados (v. 19,20) 19- Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20- Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
2.     Porque os bens deste mundo podem poluir a vida com a cobiça (v. 22,23) 22- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23- Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Os olhos são a lâmpada do corpo; porque aquilo que pretende a atenção dos nossos olhos pode representar qual o tipo de caráter nós temos e determinar a nossa ligação com o céu ou com os valores deste mundo. Provérbios 12:4,5 – 4- Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. 5- Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? Porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.
3.     Porque os bens deste mundo exigem o homem uma dedicação de servo quando não de escravo, quando coloca diante de duas opções: ou Deus ou as riquezas (v. 24) Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
A ansiedade é um sentimento dos escravos dos bens materiais.
4.     Porque uma das estratégias de satanás é fazer o homem lutar por coisas que não têm relação com aquilo que é a sua necessidade básica (v. 25) Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?  Provérbios 30:8 – Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.
O Espírito em comunhão com Deus, é quem determina a plenitude da vida, não o nosso organismo. Se pode ter uma alimentação saudável, praticar esportes diariamente, porém estar sobrevivendo, em relação à plenitude de vida.
Assim como não é a roupa bem apresentada que prova o estado do saúde do corpo, muitas pessoas estão gravemente enfermas, no entanto escondem tal enfermidade por meio de uma aparência bonita.
5.     A ansiedade impede o homem de possuir as coisas, quando elas lhe são dadas. Porque ele não acredita na promessa Daquele que supre todas as nossas necessidades.
Exemplo: Um pai tem muitas coisas para dar a seus filhos. Todavia, muitos não recebem o que o pai tem para lhes dar, pois não acreditam nisso; por isso não pedem. E, não pedindo, se tornam ansiosos, tentando consegui-las através de outros meios.
6.     A ansiedade sobrevém, quando não se crê no senso dos valores de Deus (v. 26) Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?  Creia que você tem valor para Deus, confiando em que Ele sabe o que é melhor para você.
7.     A ansiedade não prolonga a vida. Ela não pode aumentar os anos da existência humana (v. 27) E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
8.     A ansiedade não produz fé, porque ela não descansa na provisão diária de Deus (v. 30) Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?  Salmo 37:25 – Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
CONCLUSÃO
·        Deus sabe e conhece quais são as necessidades humanas, nos dando o que precisamos e não o que queremos (v 31,32) 31- Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32- (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas.
·        Hoje não é o dia de nos preocuparmos com o amanhã (v 34) Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Se você pode hoje solucionar ou impedir um problema que vai estourar amanhã ou no próximo mês, faça algo no sentido de resolvê-lo.
Quer aprender o segredo do sustento:
Colocando Deus como prioridade.
Trabalhando pela expansão do Reino de Deus.
Vivendo a verdade do reino de Deus Provérbios  12:17 – O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.
PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO
Se você pode impedir um problema que vai estourar no dia seguinte, faça algo. Se você não pode fazer nada a respeito, não se angustie antecipadamente.
Eu realmente não gosto quando alguém me fala de um problema às 23:00, por exemplo, ou em um feriado, quando tudo está fechado, as pessoas que preciso contatar não podem se achadas e não há nada que eu possa fazer para solucionar o problema.
Quando alguém me apresenta uma situação desta eu digo “se não posso fazer nada a respeito agora, porque vamos sofrer? Vamos pensar nisso amanhã, quando poderemos agir”.
SEGUNDA ILUSTRAÇÃO
Joãozinho estava louco para ir ao circo que tinha acabado de chegar à cidade. Todo o dia pedia a seu pai para levá-lo, recebendo deste sempre a mesma resposta “sábado”.
O menino ficou tão ansioso, que não conseguia dormir Quando o sábado chegou, o pai cumpriu o prometido; no entanto, ficou impressionado ao ver o filho dormindo durante todo o espetáculo.
Não fique ansioso! Deus cumpre o que promete.
DEUS TE ABENÇOE...

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .