MENU, BANNERS, TRADUTOR E RELÓGIO

...........................................................................................Web R. Vida
.....................................................................................

Mensagens

Pesquisar este blog


EU, VOCÊ E A CRUZ
Isaias 53 1- Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? 2- Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 3- Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4- Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5- Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6- Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 7- Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. 8- Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? 9- E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. 10- Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11- Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12- Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.
O que é a cruz, o que significa você morrer na Cruz?
CRUZ: A crucificação era um método romano de execução, primeiramente reservado a escravos.
Neste ato se combinavam elementos de vergonha e tortura, e por isso era visto com horror.
O castigo começava com a flagelação. O condenado era despojado de suas vestes e, muitas vezes, os guardas afixavam pregos, pedaços de ossos e coisas semelhantes nos açoites, podendo o réu ser morto no açoitamento.
A Cruz era levada pelo condenado até o local da execução e uma inscrição exprimindo seus crimes era colocada por cima da cabeça.
Algumas vezes, o condenado era pregado na cruz; outras vezes, atado a ela, a fim de prolongar ainda mais sua morte.
A cruz é o sinal que mais se aprofunda na alma humana e na experiência psicológica.
É a mais forte imagem vertical e horizontal; terreno e celestial; DEUS e o  homem se encontra na cruz.
1. Para que tenhamos uma confrontação com a cruz é necessário que tenhamos uma visão dela.
Ø Ela afetou a natureza: O SOL ESCURECEU Mateus-27:45 –   Desde de a hora sexta até à hora nona houve trevas sobre toda a terra.
Ø Ela revelou o pecado: as blasfêmias, o ódio. Mateus-27:22,30,39V. 22. Disse-lhes Pilatos: Que farei então com JESUS, chamado CRISTO? Disseram-lhe todos: seja crucificado! V. 30. E cuspindo nele, tiraram-lhe o caniço, e batiam-lhe com ele na cabeça. V. 39.  Os que passavam, blasfemavam dele, meneando a cabeça
Ø Ela cumpriu as profecias: os sinais 27:51 Nesse instante o véu do templo se rasgou em duas partes, de alto a baixo. Tremeu a terra, e fenderam-se as rochas.
2. O QUE A APROXIMAÇÃO DA CRUZ NOS REVELA? Isaias-53
A CRUZ nos aproxima de nós mesmos:
Ø Na CRUZ DEUS nos trata de eu e tu, com intimidade, sua onisciência nos revela a Ele e assim somos tratados.
Ø Na CRUZ DEUS revela nosso interior:
Ø Nossas enfermidades {v.4}: físicas, psicológicas, morais.
Ø Nossas dores {v.4} magoas, discriminação, violência, abandono.
Ø Nossas opiniões {v.4}  e nós  o reputamos por aflito, ferido de DEUS.
As pessoas olhavam para JESUS, na Cruz, como desprezado e abandonado de DEUS Mateus-27:39-4239- E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça 40- e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz. 41- De igual modo também os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: 42- A outros salvou; a si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e creremos nele;
As vezes, nossas opiniões sobre as coisas que presenciamos nem sempre coincidem com a opinião de DEUS {v.5}: a cruz mostra a nossa tendência para o pecado.
Ø Nossas transgressões {v.5}: na cruz é revelada a maldade humana. 5- Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Ø Nossas alienação {v.6a}: sem DEUS, nos afastamos da realidade imediata que nos cerca. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho;
A CRUZ nos aproxima da realidade.
Estou certo que o nosso mundo é um mundo de dores e de padecimentos, de aflições e das opressões.
Num mundo como o nosso, um DEUS bom só poderia ser encontrado numa cruz.
Eu e você não poderíamos fazer o que o nosso DEUS fez por nós e por toda humanidade.
Ø A CRUZ nos aproxima do centro da história {v.6a}: JESUS é o centro da  história, a qual se divide no que aconteceu antes dEle  e depois dEle. A CRUZ nos posiciona.
Ø A CRUZ foi a luz de esperança dos antigos I Pedro-1:10-1210- Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 11- indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. 12- Aos quais foi revelado que não para si mesmos, mas para vós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos bem desejam atentar.
A CRUZ nos aproxima da única alternativa de substituição, justificação, paz, saúde moral e espiritual.
Ø A substituição: {v.4-10} tomou sobre si, foi traspassado pelas nossas... , o SENHOR fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos nós , por causa da transgressão do meu povo foi Ele ferido ; e deu Ele a sua alma como oferta pelo pecado .
Ø PAZo castigo que nos traz a paz estava sobre Ele {v.5b}: foi tirada de sobre nós a maldição do pecado.
Ø Saúde espiritual: pelas suas pisaduras fomos sarados . Cura moral e espiritual {v.5c}.
A CRUZ nos aproxima de muitos irmãos.
Por isso eu lhe darei muitos como a sua parte {v.12a}. Veja também em João-11:52e não somente pela nação, mas também para congregar num só corpo os filhos de Deus que estão dispersos.
Quem se aproxima da cruz se aproxima da comunidade dos remidos em CRISTO, o qual nos apresenta a uma família universal Mateus-19:29E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Eu e você temos muito a ver com a CRUZ, porque a CRUZ só se ergueu por causa de mim e de você.
Eu hoje quero fazer parte atuante desta libertação através da Cruz, levando a Palavra, e testemunhando o sacrifício do SENHOR por nós.
DEUS TE ABENÇOE EM CRISTO JESUS 

0 comentários:

Postar um comentário

e-MAIL

. . . . . . . . . . .. . . . . .. . . . .. . . . .. . .